Adoos

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Equilibrou geral: quem será o campeão?

No campeonato mais disputado na era dos pontos corridos, cinco times continuam na briga pelo título. E a 30ª rodada carimbou o Campeonato Brasileiro de 2008 como o mais equilibrado da era dos pontos corridos, iniciada em 2003. Não há um favorito destacado. Não há bicho-papão. E míseros quatro pontos separam o primeiro do quinto colocado. Com a derrota do líder Grêmio para a Portuguesa, o primeiro pelotão da tabela ficou equilibradíssimo. A oito rodadas do fim, um ponto separa o líder Grêmio de Cruzeiro e Palmeiras. O São Paulo está a uma vitória do líder. E o Flamengo está só quatro pontos atrás do topo. Da turma de cima, Cruzeiro e Flamengo foram os que se deram melhor no fim de semana. A Raposa bateu o Galo, seu maior rival, dentro do Mineiraõ lotado por 2 a 0 – e ultrapassou o Palmeiras no critério de desempate; e o Mengão mostrou sua força diante do, tambem maior rival, Vasco por 1 a 0 e ajudou a fundar o rival na lanterna e voltou à briga. O empate de 2 a 2 entre Palmeiras e São Paulo seria ruim para ambos. Mas não foi. A derrota do Grêmio para a Portuguesa - 2 a 0 no Canindé - deu novo gás para todos. Quem jogou o clássico paulista e pensou ter perdido dois pontos, na verdade diminuiu em mais um degrau a diferença para o líder. - Muitos times ainda terão confrontos diretos e a competição será equilibrada até o fim. Nós estamos vivos! - completa Jorge Wagner, do Tricolor. E é aí que pode estar o fator decisivo. Nos confrontos diretos, times tomarão pontos uns dos outros. O Cruzeiro receberá Grêmio e Flamengo no Mineirão. O Grêmio jogará também contra o Palmeiras no Palestra Itália. O Verdão, por sua vez, visitará o Flamengo no Maracanã. O São Paulo é o único do pelotão da frente que não enfrenta mais nenhum dos adversários diretos.

4 comentários:

Marcus Brenno disse...

Com oito rodadas para o fim, o Campeonato Brasileiro segue indefinido. Na briga pelo título, os cinco primeiros colocados ainda têm chances reais. Já na parte debaixo da tabela, oito equipes lutam para não disputar a Série B em 2009.

A derrota do Grêmio para a Portuguesa por 2 a 0 e o empate entre Palmeiras e São Paulo em 2 a 2 embolaram ainda mais o Campeonato. Com as vitórias de Flamengo e Cruzeiro, as distâncias entre essas cinco equipes é muito pequena. O Rubro-Negro Carioca, quinto colocado, está a apenas quatro pontos do líder Grêmio.

Com os resultados, o Tricolor Gaúcho ainda é o clube com mais chances de levantar o caneco. De acordo com o matemático Tristão Garcia, o time do técnico Celso Roth tem 31% de chances de título. O Cruzeiro vem logo abaixo com 27%, seguido por Palmeiras, 25%, São Paulo, 9%, e Flamengo, que com a vitória sobre o Vasco agora tem 8% de conquistar o hexa.

Vale lembrar que ainda haverá quatro confrontos diretos: Flamengo x Palmeiras, Cruzeiro x Flamengo, Cruzeiro x Grêmio, Palmeiras x Grêmio. O único que não mais enfrentará os outros rivais é o São Paulo.

Marcus Brenno disse...

O Grêmio, que enfrenta o Sport na próxima quinta-feira, no Olímpico, tem 12 jogadores com dois cartões amarelos, sendo oito deles titulares: Victor, Pereira, Carioca, Willian Magrão, Felipe, Réver, Morales, Soares, Makelele, Anderson Pico, Paulo Sérgio e Thiego. E a preocupação aumenta, pois todos sabem que o caminho até o título não é fácil. Pelo aproveitamento atual do líder, 62,2%, a conquista é possível com 71 pontos. Para o Grêmio faltariam 15 dos 24 pontos restantes.

Tendo por base o aproveitamento do quarto colocado (hoje o São Paulo, com 53 – 58,8%), a projeção aponta 68 pontos para ficar com a última vaga do G4. Desta forma, o Grêmio ainda precisaria fazer metade dos pontos que estão em disputa. No entanto, os números (71 para o título e 68 para a Libertadores) são projeções e podem mudar a cada rodada.

Marcus Brenno disse...

I a puta q pariu??

Marcus Brenno disse...

Hoje tem Flamengo, São Paulo e Grêmio em campo disputando mais 3 pontos que vão fazer a diferença. Jogam contra Coritiba na maracanã, Vitoria no morumbi e Sport no Olimpico. Pameiras e Cruzeiro so jogam no sabado. Amanha o palmeiras ja pode acordar fora do G4. Cada rodada que passa, mais emocinante fica.